Meditação sobre os 10 mandamentos da Lei de Deus: Primeiro Mandamento:

 

AMA o SENHOR TEU DEUS, de todo o teu coração.

A primeira pergunta que deveríamos fazer quando meditamos sobre o primeiro mandamento é:

Como?

- Onde está Deus? Imagem e semelhança do homem e como amar a Deus?

Quando se fala em amar a Deus, logo imaginamos que Deus está sentado num trono, executando ordens de dar e ou tirar isso ou aquilo (um ser mitológico).  Até ilustrado em filmes, como o "todo poderoso". E ao seu lado está Jesus, filho de Deus, que atento ouve e atende somente aqueles que acreditam Nele, e quem não o conheceu, não tem salvação. Eu acreditava piamente nessa versão de Deus.  E acredito que muitos ainda o creem desta forma, e ao recordá-lo assim, logo imagino a versão idade média de um Deus-Rei. Talvez, Deus poderia fazer uma mágica, na minha imaginação, Deus também é um ser magico, e basta um estalar de dedos para que meus pedidos sejam atendidos, somente e tão puramente por repetir oratórias, e ou palavras que mais o agrade, ó amado, é sublime, ó tão grande!

Então, quanto ao mandamento ama o senhor Teu Deus, sobre tudo, imaginamos que O Deus necessita de adoração, de veneração e sacrifícios, vamos ao templo, pois somente com a intermédio de um sacerdote, teremos acesso aos ouvidos de Deus, e se eu agradar consigo o que preciso.

Isso estaria certo se Deus fosse um “cara” vaidoso que precisasse de afirmações constantes de seus súditos. Não parece estranho que seja comparado a um Rei da idade média? 

Nos últimos tempos em que ía à igreja, me via em prantos, extremamente emocionada por uma força inacreditavelmente amorosa. De onde vem tanto amor? E porque chorar dessa maneira? 

É nos momentos de oração, meditação, adoração que invocamos O Deus, Esse nos ouve e nos mostra o quanto amor é possível dentro de nós mesmos. E que está mais próximo do que imaginamos. Uma imensa alegria poder sentir que Deus está dentro de nós mesmos. 

Um chamado para dentro de si, Desperta a Centelha Divina que está aguardando ansiosa, e pronta para agir, mas que o nosso ego, reprime logo que não reconhecemos que Deus habita não só dentro de nós, mas dentro do outro também! Sim, somos irmãos não sanguíneos, mas porque a mesma centelha que está em Um, está em todos.  

Nosso lado sombra comandado pelo ego, ou materialismo, véu do esquecimento nos condiciona ao individualismo, e é onde usamos o livre arbítrio e a opção de escolher o que faremos e como faremos, e nesse caminho, muitos se afastam da verdade do Espirito, que é Pura Fonte de Amor sem limites.

A Inteligência suprema,  A Energia universal, ou Força Onisciente, Onipresente e Onipotente não precisa ser venerada, pois isso é vaidade, e Deus fonte de puro amor não é vaidoso, isso nunca nos foi pedido. Os ensinamentos do mestre Jesus, que muitos de nós conhecemos e podemos notar nos fala de  respeito e amor. 

Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. Mt. 6,6 

Quantas interpretações existem para uma frase tão simples?

Examinar a consciência, e se perdoar, não repetir os erros e evoluir. 

O Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês. Jo 14,17

Jesus o Mestre, vendo o próprio Deus em cada pessoa, não hesitou em amar, curar e ensinar, ofertando a verdade. Nenhum julgamento Ele fazia, nenhum favor Ele queria, olhava a cada ser com respeito e amor incondicional.  Por pior que fossem os seus erros, Ele não os condenava, por que esse não é o desejo de Deus, eu acredito sinceramente que estamos aqui para aprendamos a AMAR, e geralmente o que fazemos antes de qualquer coisa é julgar, virar as costas e dizer “não é problema meu”. 

Meus irmãos, somos piores do que os fariseus daquela época, pois esses eram ignorantes das leis do amor. Mas nós não somos! Foi nos dada a luz, trazida por Jesus e seu exemplo. O que faremos com tantos ensinamentos? Lembremo-nos, quanto mais nos é dado, mais nos será cobrado.

Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras. João 14,10

Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.  João 14, 23

Meditando nessa mensagem da voz interior, pude concluir que Deus Habita todos os seres, onde Ele faz morada. A causa primeira de todas as coisas (está em tudo).

Sim, amar a Deus sobre todas as coisas é amar a si próprio. Não achar defeitos em si. Não querer ser outro. Respeitar seu corpo, e não ir contra a tua essência! Pois foi assim que Deus o criou. Aceita-se e ama-te.

Lembra também que o seu irmão carrega a Centelha Divina! Amar nossos irmãos, os animais, respeitar a natureza, pois Deus habita cada organismo terrestre, o classificado bom e mau, tanto a luz, quanto a falta dela. Pois sendo parte de um organismo, planeta, somos um só corpo e um só espirito. Um com Deus. Um com o todo.

 Mas Ele lhe disse: Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a obedecem! Mt 12, 28

Por muito tempo a escuridão se fez presente neste planeta. Porém é hora do despertar. É o apocalipse (revelação). Então não procure fora meus amados irmãos! 

Não nos enganemos mais por comodismo, ou medo. Deus espera paciente a nossa reforma íntima, ou seja, trabalho em si mesmo, reparando cada uma das falhas que conseguimos notar em outra pessoa. Pois se nos é fácil identificar, é porque nos familiar, e sendo familiar é um dos nossos defeitos. Melhorar em nos mesmos o que incomoda no outro. 

O exemplo de como proceder, foi nos dado, como um manual a ser seguido. Amar, amar e amar. Está em dúvidas? O que devo fazer? Faça o que o Mestre faria, Ele brigaria? Lutaria? Gritaria? Não, Ele daria a "outra face”, e isso Ele nos mostrou, suportando todas as provações e humilhações possíveis apenas para nos dar o exemplo, e acreditem essa é a escolha assertiva, pois trará paz ao teu coração, assim estará dentro da Lei divina do Amor. 

Então meus irmãos pra que tanto ódio? “Ranço”, raiva. Isso te afasta de Deus. E Deus está bem ai! Onde você põe a mão quando diz eu, e também está naquela pessoa que você detesta.

Quando nos dirigimos a Deus, falamos com formalidade e respeito. Então a partir de hoje, sabendo que o coração do outro é solo sagrado, nos dirijamos com respeito conforme nos prostramos em um templo. 

Esse é um chamado muito simples, porque o amor é simples. Ama-te a si mesmo, e também o próximo. 

Reflexão de paz e luz!

Gratidão!

Postagens mais visitadas deste blog

Oração: Deus em mim!

Sexto mandamento

Décimo Mandamento