Quinto mandamento

Honra teu pai e tua mãe

Princípio da vida e primeiro contato com o amor e a criação. O que não reconhece o primeiro sentimento dessa verdade, se afasta do amor, consequentemente de Deus.

Quão sagrado é a energia da criação é nosso dever dedicar respeito e amor aos nossos genitores, que disseram sim ao plano divino e nos trouxeram a vida na matéria.

Mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim; esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe, E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus. Mateus 15:5,6

Cuida daqueles que nos cuidaram um dia, retribuindo com alegria os momentos de sabedoria que nos dedicaram e nos fizeram crescer, sejamos gratos para sempre, em todos os momentos, jamais os abandonando. 

Jesus nos mostra exemplo de obediência e amor a sua Mãe quando atende ao seu pedido em Canaã, mesmo que ainda tem tivesse chego a sua hora. Em momento de agonia e entrega na Cruz suas últimas palavras foram dedicadas a Ela, entregando-a aos cuidados de João, seu apóstolo. 

Nasceste no lar que precisavas.
Vestiste o corpo físico que merecias.
Moras no melhor lugar que Deus poderia te proporcionar, de acordo com teu adiantamento. (Chico Xavier pelo Espirito Francisco Santo Neto)

Ama tua família em primeiro lugar, teu próximo, e aceita-os na maneira que os são, porque são teus criadores. Para que assim possas expandir e amar a todos. Amar aos nossos pais, e respeitá-los, eis a primeira lição da vida, porém não é a única, pois disse Jesus:

Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem assim os próprios publicanos? Se saudais apenas vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem isto também os pagãos? Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito. Mt 5, 46

Por muitos caminhos seguimos e nem sempre os nossos genitores, são aqueles que nos educaram, dedicaram o carinho e atenção, mesmo esses, precisam ainda mais de nosso amor, e nossa compaixão, pois talvez não tenham recebido ou percebido esse sentimento, e por mais que não o percebam, nos deram o que há de mais valioso: A Vida, a chance de resgate de nossas faltas.

Observemos com atenção e paciência os conselhos dos nossos pais, que trazem suas experiências e desventuras, em suas palavras de carinho e histórias. Possamos ser razoáveis em dados momentos de nossa existência, pois isso poderá nos poupar energia, sofrimentos e trazer maiores e melhores resultados em nossos infortúnios. Pois não quem nos queira mais bem, que nossos pais. 

Reflexão de Paz e luz!

Gratidão.



 



Postagens mais visitadas deste blog

Oração: Deus em mim!

Sexto mandamento

Décimo Mandamento