Terceiro Mandamento

Não tomar seu Santo Nome em vão.

Um dia ouvi dizer, que o nome de Deus é tão lindo e de tal significado que nossas mentes, bocas e ouvidos, jamais poderiam sequer pensar em pronunciá-lo ou ouvi-lo, sem atingir o nível máximo de amor, que seria suficiente para ascender instantaneamente. Ou talvez fosse tão simples que nós não acreditaríamos... como chama-lo de TODO.

Jesus o chamava de Pai. Palavra simples, mas de grande significado: O Pai é o criador, provedor, ensinador, o exemplo e o protetor.

Por muitos nomes Ele é conhecido: Jeová, Javé, Senhor, El-shadai, Helohim, Kodoish, Om, Grande Espirito, tantos nomes, com grandes significados para cada cultura. Quantos nomes Deus teria?

O Grande Deus não é uma propriedade Cristã... sigo os ensinamentos do Mestre Jesus, que nos ensinou como devemos caminhar no sentido do amor, porem não deixo de observar que existem outras culturas e nessas também, grandes Mestres trouxeram as bem aventuranças do amor, como Buda, Shiva, krishna e a Deus chamavam por outros tantos nomes, e os seus ensinamentos eram muito parecidos com os ensinamentos de Jesus, amar, ser humilde...  

Na singela opinião desta que vos escreve, gosto de chamar: “EU SOU”, por Moises na salsa ardente, por Jesus e, também no apocalipse por São João. Começo, meio e fim.

Mas, de qualquer forma, o nome de Deus ninguém sabe ao certo qual é, por vezes tomar o Santo nome em vão é fazer o uso da Presença Grandiosa, usar a Energia Absoluta para benefícios próprios, ou seja, propósitos não nobres onde seja feito por vaidade, ou egocentrismo, ou ganancia, para alimentar seus ídolos terrenos. Por isso cuidemos de como estamos fazendo o uso da Santa Energia, ou Nome de Deus.

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos
demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?”
Mateus 7:21,22

Jesus avisou que seriam tempos difíceis. Porém, guardemos a palavra fazendo o que nos foi pedido, o amor deverá prevalecer em qualquer situação, então cuidemos meus irmãos, para que não usemos o nome de Deus por vaidade.

Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.
Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens. Mateus 15:8,9

Quando se fala e ou se pede a presença de Deus, temos uma responsabilidade muito grande, pois ninguém explica Deus, muitas vezes se fala do que não sabe, não entende e por esse motivo, não use o nome de Deus (ou sagrada energia). 

Tenhamos olhos de ver e ouvidos de ouvir: Aquele que não se assemelha a Cristo, em seus atos não poderá ser discípulo de Cristo. Falar do mestre, qualquer pessoa consegue falar, mas agir como Ele, são poucos. Todos sabemos quais foram os seus ensinamentos, mas quem o segue verdadeiramente? Pois o caminho foi nos mostrado:

 Jesus disse a ele: “Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá o dinheiro aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. Mt 19,21
 

Conforme o dicionário, seguir quer dizer: ir atrás ou na companhia de, andar no mesmo ritmo. 

Andemos no mesmo ritmo, imitando seus passos. E quando achar que não aguenta mais, lembra do sacrifício na Cruz, onde Ele foi até o fim para nos mostrar que a humildade deve prevalecer diante de qualquer insulto.

Fico triste quando alguém me ofende, mas, com certeza, eu ficaria mais triste se fosse eu o ofensor... Magoar alguém é terrível! Chico Xavier

A quem fale muito bonito, discursos maravilhosos, vazios de ação. E quem nada diz, ou pouco estuda, mas que suas ações valem mais do que mil discursos. São os exemplos que devemos observar. Como criança que imita o pai, a mãe. Olhos de ver e ouvidos de ouvir.

Mantenham essas verdades em seus corações.

Reflexão com Paz e luz!

Gratidão.


Postagens mais visitadas deste blog

Oração: Deus em mim!

Sexto mandamento

Décimo Mandamento